segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Duração aproximada: 30 min
Grau de dificuldade: Fácil
Segurança: Boa
A caminhada começa na Pista Cláudio Coutinho (olhando para o mar, à esquerda da Praia Vermelha). Aproximadamente 350m separam o início da Pista da entrada da trilha. Pouco antes dessa entrada aparecerá uma grande pedreira à esquerda onde crianças costumam brincar de subir e onde começa um paredão de escalada conhecido como coloridos. Logo adiante, também à esquerda, é a entrada da trilha, facilmente distinguível por uma pedra inclinada (cuidado para não escorregar) seguida de degraus construídos com pedaços de madeira. Como se trata de uma trilha muito frequentada, não haverá problemas em seguir sempre a trilha principal, necessitando apenas de algum cuidado para não confundi-la com um caminho de água que geralmente está seco e corta a trilha em alguns pontos. Após uns 20 min de subida, chegaremos a um ponto da trilha com uma bela vista, em meio à vegetação, da enseada de Botafogo, do Aterro e da praia do Flamengo. Depois de uma breve parada para recuperar o fôlego e apreciar a vista, siga à esquerda (o caminho da direita leva à base do Pão de Açúcar, início de algumas vias de escalada) e continue subindo pela trilha principal até uma grade verde onde termina a trilha. Siga pela estrada de paralelepípedo até o cume. Obs: Já próximo ao Morro da Urca aparecerão pequenas trilhas à direita que levam a algumas vias de escalada, portanto, na dúvida, opte pela esquerda.