domingo, 19 de maio de 2019

Vista Chinesa

Classificação: Leve 
Duração aproximada: 0 min (é possível chegar de carro)
Grau de dificuldade: Fácil 
Segurança: Boa

Aspectos gerais:

O mirante da Vista Chinesa foi construído entre 1902 e 1906, em estilo oriental, em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX. 

Muito frequentada por ciclistas, montanhistas e corredores, sobretudo aos finais de semana. É possível se aventurar também de veículo próprio, taxi ou carro de aplicativo. Há um pequeno estacionamento gratuito no local. Nos horários mais frequentados é provável que se encontre dificuldades em conseguir vaga. A presença policial é frequente no mirante. Uma vez lá, vale a pena conhecer as cachoeiras do Jequitibá e do Chuveiro e o Jequitibá Gigante.

Opções de passeio (como visitar):

Uma forma interessante de explorar o lugar, fazendo um exercício moderado e em contato com a natureza, é pegar um taxi/carro de aplicativo até a vista chinesa, curtir o visual e descer a pé fazendo as pequenas trilhas disponíveis na região (cachoeira do Jequitibá, trilha do Jequitibá Gigante e cachoeira do Chuveiro). 

Se estiver de carro, a sugestão é estacionar próximo ao mirante, visitá-lo e fazer pelo menos as trilhas da Cachoeira do Jequitibá e do Jequitiba Gigante, mais próximas do estacionamento.

Ainda existe a possibilidade de utilizar a linha de ônibus 409, que tem ponto final no alto da Rua Pacheco Leão, bem próximo à entrada para Estrada Dona Castorina, situado a 4 km da Vista Chinesa. A subida é exigente!

Se estiver a pé, com tempo e disposição, é possível caminhar a partir do Parque Jardim Botânico até o mirante, seguindo pela Rua Pacheco Leão e depois pegando a Estrada Dona Castorina. O trajeto é de aproximadamente 5 km (só para subir) a partir da saída do parque na rua Pacheco Leão, quase todo realizado em subida íngreme.

Atenção:

Não é permitido estacionar na Estrada Dona Castorina próximo à entrada das trilhas. Por se tratar de uma via de mão dupla estreita, tal prática pode gerar acidentes.

Pelo mesmo motivo, alerta-se quanto à necessidade de atenção ao passar pela via, seja a pé, de bicicleta ou de carro. O respeito mútuo e a prudência são sempre as melhores formas de prevenção de acidentes.  

Observação: Em breve disponibilizarei postagem sobre a trilha da Cachoeira do Jequitibá e do Jequitibá Gigante. Confiram!!


A Vista Chinesa oferece aos seus visitantes um visual deslumbrante da zona sul do Rio de Janeiro onde se destacam o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, as Praias de Ipanema e do Leblon e os Morros Dois Irmãos.

Mirante em estilo oriental (pagode)



Vista do Corcovado, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, Praias de Ipanema e do Leblon e Morros Dois Irmãos

Estacionamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário