quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Visita Guiada na Floresta da Tijuca

Boa dica para quem quer curtir uma trilha fácil e aprender um pouco da história do Parque Nacional da Tijuca e do Rio de Janeiro. Recomendo.

Como o passeio é leve e acaba cedo, uma boa ideia é planejar-se para aproveitar outros pontos da floresta após a visita guiada.

Segue transcrição do site do parque a respeito do passeio:

“O Parque Nacional da Tijuca oferece dois roteiros desenvolvidos especialmente para visitas guiadas gratuitas, que serão realizadas pelos recepcionistas do próprio Parque. Inicialmente são dois passeios, ambos no setor Floresta: o Roteiro dos Escravos e o Roteiro dos Artistas.

O primeiro, percorre caminhos e ruínas que remetem ao trabalho escravo nas plantações de café e no processo de recuperação da floresta, com destaque para a Cachoeira das Almas, Lago das Fadas e as Ruínas do Midosi. O segundo, aborda a relação de diversos artistas com o Parque, como os pintores Nicolas Taunay e Cândido Portinari, os paisagistas Glaziou e BurleMarx, entre outros, passando por locais como a Capela Mayrink, o Mirante da Cascatinha e o Recanto dos Artistas.

Nos passeios serão abordados também diversos temas ligados à conservação e manejo do PNT, como a importância dos rios e matas ciliares, a preocupação com espécies invasoras e a reintrodução de animais do Bioma da Mata Atlântica. São 20 vagas por semana e não é necessário fazer reservas previamente; o passeio acontece com um mínimo de três pessoas.

As atividades têm duração aproximada de duas horas e são apropriadas para crianças a partir dos 10 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. O ponto de encontro é no Centro de Visitantes do Setor Floresta, todas as quartas, às 9 horas. É recomendável que os visitantes estejam de calçados fechados e confortáveis e que levem ao menos um litro de água por pessoa. Em caso de chuva forte as atividades estão automaticamente canceladas.

Ponto de encontro: Centro de Visitantes - Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista.

Data e hora: Todas as quartas, às 9h. O percurso do portão de entrada da Floresta da Tijuca até o Centro de Visitantes demora cerca de 30 min à pé. Portanto, se você não vier de carro, o ideal é chegar no Parque às 8h30 para não se atrasar. 

Informações: 2491-1700”

Nenhum comentário:

Postar um comentário