segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Praias do Adão e da Eva

Classificação: Média
Duração aproximada: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Distância estimada: 5,2 km


Trajeto Praia da Urca - Praias do Adão e da Eva

Como de costume, optamos por começar a remada na Praia da Urca, tendo em vista a facilidade no embarque e desembarque que essa praia oferece. Outras opções seriam a Praia do Flamengo, Praia de Botafogo e Praia Vermelha.
Saindo da praia, seguir para a direita de quem olha para o mar, beirando a mureta da Urca. Procure ficar a uns 30m da mureta para não incomodar pescadores nem embarcações maiores e, sobretudo, para garantir sua segurança. Reme até a Praia de Dentro - pequena praia dentro do forte da Urca - e comece a se afastar da costa. Pode-se colocar a proa do caiaque apontada para Niterói, mantendo o Forte da Laje à direita.
Para chegar às Praias do Adão e da Eva é necessário atravessar a Baía de Guanabara bem próximo à sua entrada. Procure navegar mais para dentro da Baía buscando assim águas mais tranquilas. Deve-se ficar muito atento ao grande tráfego de embarcações existente naquela região (por lá transitam todos os navios com destino ao porto do Rio de Janeiro).
O trecho mais preocupante é o compreendido entre a bóia de perigo isolado situada logo após o Forte da Laje e a Fortaleza de Santa Cruz. Uma boa dica é aguardar na direção da bóia um bom momento para atravessar. Em dias de baixa visibilidade essa travessia não é indicada.

Forte da Laje e Niterói ao fundo

Bóia de perigo isolado e Niterói ao fundo

A mesma bóia com o Pão de Açucar ao fundo

Praias do Adão e da Eva

As Praias do Adão e da Eva oferecem boas condições de desembarque e uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário