quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Com o que se preocupar no mar

Embarcações: embora embarcações a remo tenham prioridade sobre quase todas as outras, não se pode confiar no bom senso alheio. Fique sempre atento à aproximação de embarcações maiores. Na dúvida, aguarde a passagem dessas e depois prossiga. Caso a embarcação esteja vindo na sua direção, deixe claro para onde pretende seguir. Se estiver remando em grupo, procure fazer com que todos naveguem juntos para ficarem mais visíveis.

Vento: o caiaque é muito suscetível ao vento. Evite sair pra remar com ventos fortes. Segundo remadores experientes, a partir de 20 km/h o vento pode dificultar muito a navegação do canoísta. Verifique as condições do vento previsto para o dia, a hora e o local em que for remar.

Ondulação: o mar nunca é o mesmo. Um lugar normalmente seguro pode se tornar extremamente perigoso durante uma ressaca. Respeite o mar e seus próprios limites, não corra riscos desnecessários. Verifique a ondulação prevista para o dia, a hora e o local em que for remar.

Material adequado: em todo o esporte realizado fora do nosso meio natural (terrestre) deve-se ter cuidado redobrado com os materiais utilizados, pois muitas vezes nossa vida depende deles. Portanto, antes de sair para o mar, confira se está levando todos os equipamentos necessários para garantir sua segurança. É importante que os materiais sejam confiáveis e estejam acessíveis, bem como que o canoísta saiba utilizá-los.

Raio: o Brasil é um dos países que registra maior quantidade de acidentes com descargas elétricas no mundo. Em caso de tempestade, se ainda estiver se preparando para entrar no mar, desista. Se já estiver no mar, saia o quanto antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário